Tratores Fiat do Brasil S. A.

sábado, 4 de maio de 2013



No dia 06 de abril de 1971, a Tratores Fiat do Brasil S. A. apresentou às autoridades federais, estaduais, clientes e concessionários, na sede do Consulado Geral da Itália, seu primeiro trator de esteiras de fabricação nacional.

Conhecemos um pouco da história da Tratores Fiat do Brasil S. A. – uma empresa que a gente nunca esquece.



* Os registros antigos

Os registros mais antigos no Brasil mostram-nos um distribuidor em nosso país, a Pasquale Barberis & Companhia no ano de 1919.

Aos 08 de maio de 1920, realizaram-se em São Paulo, no Ipiranga, as provas de tração com o trator agrícola Fiat, com a presença do Senhor Conde Bosdari, embaixador italiano, altas autoridades do Estado, além de muitos convidados.



* Surgimento da Moto Agrícola S. A.

Constituída em dezembro de 1948 por Giovanni Lantieri e Ugo Tagliacozzo, ambos italianos, a G. Lantieri & Cia. Ltda., situada à Rua 07 de Abril, 252 – 9ª andar – dedicava-se a representações industriais e comércio em geral, inclusive importação e exportação por conta própria.

Em 1950, a G. Lantieri & Cia. Ltda., distribuidores dos tratores Fiat e Ansaldo no Brasil, no intuito de desenvolver mais amplo programa no que diz respeito à importação, distribuição e assistência técnica das afamadas marcas, se transformou em Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas.

A sede da empresa era em São Paulo, à Rua 07 de Abril, 230 – 12º Andar, e escritório no Rio de Janeiro, à Rua México, 90 – 5º Andar.

A diretoria era composta por Dino Grandi (diretor-presidente), Giovanni Lantieri e Elio Peccei (diretores-gerentes) e Ugo Tagliacozzo (diretor-secretário).



Cronologia

1950 – Constituição da Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas.

1952 – Constituição da Indaco S. A. – Indústria, Comércio e Administração.

1956 – Lançamento do trator agrícola FNM-Fiat 25/R Diesel.

1957 – Construção da unidade fabril na Via Anchieta, Km 12.5, em São Paulo, para a produção de lâminas e material rodante de tratores.

1962 – A Dieselmotor S. A. – Industrial e Comercial altera sua razão social para “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.”.

1967 – Incorporação da Moto Agrícola S. A. – Industrial e Comercial de Máquinas Agrícolas pela “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.”.

Em dezembro desse ano, a “Dieselmotor e Tratores Fiat S. A.” tem sua razão social alterada para Tratores Fiat do Brasil S. A..

1969 – Aquisição da fábrica alemã de motores Deutz em Contagem – Minas Gerais.

1971 – Lançamento do trator de esteiras Fiat AD-7B.

1973 – Lançamento no mercado da escavadeira hidráulica Fiat S-90 e do trator de esteira Fiat AD-14.


A história da empresa pode ser dividida em 02 (duas) partes: Tratores Fiat do Brasil S. A. (1967 – 1973) e Fiatallis (1974 – 2004).



* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor.


0 comments:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP